Universo Down | Artes criativas imaginação e expressão
463
page-template-default,page,page-id-463,ajax_fade,page_not_loaded,qode-page-loading-effect-enabled,,qode-title-hidden,qode_grid_1200,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-16.4,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Artes criativas, imaginação e expressão - Uma maneira importante de ser, compartilhar e sentir?

Conquistas artísticas

Cada vez mais, estamos reconhecendo os talentos criativos de crianças e adultos com síndrome de Down e proporcionando oportunidades para que desenvolvam suas habilidades em dança, teatro, música, pintura e todas as formas de arte criativa. No entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer ao oferecer oportunidades de qualidade para capacitar aqueles que desejam desenvolver plenamente seus talentos.

Baixas expectativas, recursos limitados

 

Demasiadas vezes, as atividades de arte, música e teatro são vistas apenas como uma forma de proporcionar alguma recreação às pessoas com dificuldades de aprendizagem. A oportunidade existe para se divertir – e esse é um resultado muito importante – mas pode não haver uma expectativa real de que alguns indivíduos demonstrem um talento considerável. As aulas nem sempre podem ser executadas por professores totalmente qualificados. Equipamentos e materiais podem não ter a qualidade que seria oferecida aos alunos sem deficiência intelectual. Em outras palavras, pressupõe-se que, se os indivíduos tiverem dificuldades de aprendizagem que impediram seu progresso “intelectual” e “acadêmico”, também estarão limitados em suas habilidades criativas e expressivas. Na verdade, o oposto pode ser verdade para muitos.