Universo Down | Convívio Social
477
page-template-default,page,page-id-477,ajax_fade,page_not_loaded,qode-page-loading-effect-enabled,,qode-title-hidden,qode_grid_1200,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-16.4,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Esses padrões podem informar abordagens e terapias de ensino mais eficazes.

Pessoas com síndrome de Down também experimentam dificuldades de aprendizagem que levam a atrasos em muitas áreas do desenvolvimento. No entanto, nem todas as áreas de desenvolvimento são afetadas da mesma forma – existem padrões particulares de dificuldades de aprendizagem.

Desenvolvimento Social

O funcionamento social de bebês e crianças com síndrome de Down é relativamente menos atrasado que outras áreas de desenvolvimento. Os bebês com síndrome de Down olham para os rostos e sorriem apenas uma ou duas semanas depois das outras crianças e geralmente são bebês sociáveis. Os bebês com síndrome de Down gostam de se comunicar e fazem bom uso de habilidades não verbais, incluindo balbucios e gestos em situações sociais.

A maioria das crianças e adultos com síndrome de Down continua a desenvolver boas habilidades sociais e comportamentos sociais apropriados, embora uma minoria significativa possa desenvolver comportamentos difíceis, particularmente aqueles com maior atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem.

Aprendendo com suportes visuais

Pesquisas sugerem que pessoas com síndrome de Down aprendem melhor quando podem ver as coisas ilustradas. Esse achado foi demonstrado em várias áreas de desenvolvimento, incluindo a aquisição de linguagem, habilidades motoras e alfabetização. Isto sugere que o ensino será mais eficaz quando a informação é apresentada com o apoio de imagens, gestos ou objetos.

Leitura de palavras

Muitas crianças com síndrome de Down podem desenvolver habilidades de leitura antes do que se poderia esperar pelos seus níveis cognitivos e de linguagem. A leitura é uma contribuição importante para o desenvolvimento do vocabulário e da linguagem para todas as crianças e isso pode ser um benefício especial para as crianças com síndrome de Down, devido a seus atrasos específicos de linguagem.